EINHELL TE-CD 18/2 Li

Dando continuidade às nossas reviews, mostramos hoje, muito provavelmente, a ferramenta mais utilizada nas nossas “bricolages” – a aparafusadora Einhell TE-CD 18/2 Li. Esta é uma daquelas ferramentas indispensáveis para ter em casa, seja para montar ou desmontar móveis, construir estruturas e fixar painéis, fazer furos em parede de gesso cartonado, madeira, azulejo ou até mesmo vidro, desde que se utilize a ponteira correcta.

 

 

A nossa aquisição de aparafusadoras começou há muitos anos com esta fraquinha Black&Decker KC9024 de 2.4v, que pouco mais dava do que para montar uns móveis. Ainda assim tinha uma particularidade bastante interessante e que nunca mais vi em nenhuma aparafusadora, que era o facto de se poder ligar à corrente para carregar a bateria e poder-se continuar a funcionar com ela.

Bosh KC9024

 

Pouco tempo depois percebemos que necessitávamos de algo melhor e mais potente. Comprámos então esta Bosch PSR 1440 de 14,4v, que ficava a anos luz da pequenita Black&Decker e que nos acompanhou durante bastantes anos, mas que tinha um problema, só veio com uma bateria. Nós podíamos comprar outra, mas na altura ficava quase tão caro como comprar outra aparafusadora nova.

 

Sendo assim fomos adiando a compra de outra bateria ou de outra aparafusadora, até chegarmos àquele momento em que um trabalho urgente nos “obriga” a ter que, impulsivamente, fazer uma compra errada e daí pegar na primeira promoção que encontramos numa grande superfície comercial. À partida nem parecia má compra; a marca é boa, o preço também, trazia duas baterias, mas…. o problema é que era pouco potente, os 12V da Black&Decker EPC128 mostraram-se insuficientes, ainda mais estando nós habituados à Bosh de 14,4v.

 

E assim nos fomos safando até recebermos da Einhell a aparafusadora TE-CD 18/2 Li e depois de muita utilização – e quando digo muita utilização, é realmente muita, não havendo dia em que não pegue nela –, sinto que já tenho legitimidade para fazer esta review.

A aparafusadora vinha num kit, que incluía uma rebarbadora (cujo review deixaremos para outro dia), uma bateria Li-Ion de 3Ah e uma de 1,5Ah, um carregador e uma mala de transporte.

 

Como características da aparafusadora temos:
– engrenagem de 2 velocidades para aparafusamento potente e perfuração rápida;
– seletor de direção de aperto;
– iluminação LED, que é acionada ao premir ligeiramente o gatilho;
– selector de binário para prevenir o aperto excessivo dos parafusos.

Pontos a Melhorar
Á semelhança do berbequim TE-HD 18, praticamente não há aspetos a melhorar, mas conseguimos encontrar um, que pode ser melhorado: a técnica que utilizamos para fixar as ponteiras ou brocas é a de segurar a bucha de aperto rápido enquanto primimos o gatilho até fixar. No entanto, não sabemos se é por causa do material ou da ergonomia da bucha de aperto que, por vezes, a ponteira ou a broca não fica bem presa. Neste ponto em particular sinto que com a Bosch conseguia com que as ponteiras ficassem mais seguras ao longo do trabalho.

Pontos Positivos
São muitos e os principais para nós são a potência e a robustez. Nota-se que estamos perante material alemão feito para durar e para enfrentar todo o tipo de trabalhos; são 18v que nunca sentimos serem insuficientes para o que quer que seja.
Outro aspecto muito positivo é o conforto, sem dúvida nenhuma, muito melhor do que as outras aparafusadoras que temos; a mão consegue abraçar de forma perfeita o punho e o material de que é feito (uma espécie de borracha), o que contribui ainda mais para a sensação de conforto.
O facto de vir com duas baterias é também fundamental para esta avaliação positiva, que têm a particularidade de se poder ver o nível de carga através de 3 LEDs, bastando para isso carregar no botão da bateria para se acender uma (carga reduzida), duas ou três luzes (carga máxima).

 

Em relação ao preço e, tendo em conta a qualidade da ferramenta, também consideramos este um aspeto positivo, já que se consegue adquirir a aparafusadora com 2 baterias por pouco mais de 100€.
Assim sendo, avaliamos muito positivamente, sem sombra de dúvida, e recomendamos!

Marcelo

 

 

SaveSave

SaveSave

EINHELL TE-CD 18/2 Li

8.8

Qualidade de construção

9/10

    Design

    9/10

      Ergonomia

      10/10

        Facilidade de utilização

        8/10

          Preço

          9/10

            Pontos positivos

            • Potência
            • Robustez
            • Conforto/ergonomia
            • Baterias
            • Relação qualidade/preço

            A melhorar

            • Bucha de aperto rápido podia ser melhor
            1Comentário
            • Joao Silva
              Publicado às 15:48h, 24 Julho Responder

              Boas dicas, realmente só compramos estes artigos quando realmente estamos a necessitar urgentemente deles. Eu próprio fui vítima disso. Comprei um aparafusador num impulso, que me pareceu ser o mais indicado e depois vi que cometi um dos maiores erros… não tem bateria, é só de ligar à tomada. Agora ando eu para trás e para a frente com o meu aparafusador ( e com uma ficha tripla de 5m).
              Tivesse eu visto o vosso comentário antes!!!
              Fica a dica para uma próxima compra.

            Publique um comentário