Tão simples quanto isto…

Junho foi um mês e tanto, para nós… muito cansativo. E recordo que todos os anos é assim.
Ajudem-me, é geral ou coisa nossa?
Felizmente, podemos agarrar-nos a despertares tranquilos para começar o dia com boa disposição e energia e, por isso, não queria deixar de vos dar os bons dias (e inspirar) com uma das minhas bebidas favoritas: tisana de lúcia-lima.

Temos esta planta no jardim. É espetacular! Resiste a condições bastante agrestes (como falta de rega), cheira divinamente (então se a regamos, espalha-se um cheirinho bom a limão por todo o jardim!), é rica em óleos essenciais, relaxa o sistema nervoso, combate enxaquecas, agitação e insónias e tem propriedades digestivas.
Há quem lhe chame limonete e, em inglês, é verbena.

 

 

No jardim: é um arbusto que adora uma boa exposição solar e solos com humidade; No inverno, fica sem folhas, mas os caules resistem ao frio, rebentando na primavera; Floresce no verão (florinhas pequenas e brancas); pode atingir 3 a 7m de altura (embora a nossa não tenha ultrapassado 1m, até à data).

Na cozinha: cá em casa usamos umas folhinhas frescas para aromatizar a limonada (melhora em muito o sabor da limonada!) ou fazemos uma tisana. Como? Deitamos água a ferver num copo com umas folhinhas e tapamos com um pano de cozinha. Quando morna, acrescentamos um colher de mel (para quem gosta de adoçar). Consumimos tanto quente como geladinha.

Tão simples quanto isto… e um momento tranquilo num cantinho de nossa casa…

Ainda se pode acrescentar umas gotinhas ou casca de limão, ou um pouco de gengibre ralado.
Hei-de experimentar, ainda, utilizá-la no refresco de café (que é outra bebida que adoro), em saladas de frutas e gelatinas. Também se pode usar a infusão de lúcia-lima em bolos, gelados e sobremesas.
Mas, atenção, como em tudo nesta vida, deve utilizar-se com moderação! Durante longos períodos de tempo pode causar perturbações gástricas.

E assim vos desejamos um tranquilo fim-de-semana.

Carlota

SaveSave

SaveSave

Sem Comentários

Publique um comentário