Einhell TE-HD 18 Li Kit

Hoje damos início a uma nova secção de artigos, com “reviews” de ferramentas e acessórios com que vamos lidando aqui no atelier, e serão escritos (pasmem-se!) pelo elemento masculino deste blog.

Estas avaliações nunca serão muito técnicas. Vamo-nos focar essencialmente na nossa experiência pessoal, na facilidade e conforto de utilização, na relação qualidade/preço, de forma a podermos dar algum contributo na aquisição de uma ferramenta.

Vamos começar pelo martelo perfurador TE-HD 18, que nos foi gentilmente cedido pela Einhell, depois do nosso velhinho Ryobi ter entregue a alma ao Criador. Depois de dois meses de bastante utilização podemos fazer uma avaliação muito positiva em relação a este 3 em 1 da bricolage, porque além de martelo perfurador, é também um berbequim e uma aparafusadora.

Einhell TE-HD 18 Li Kit

 

Este modelo é na realidade um Kit que inclui uma útil mala de transporte,

 

Einhell TE-HD 18 Li Kit

 

um carregador de bateria PowerXChange,

 

Einhell Power X Charger Li-Ion

uma bateria de 1,5A de Litio,

 

Einhell Power X-Change

 

e um adaptador SDS para ponteiras normais (a ponteira não vem incluída).

 

Bit Adapter

 

Como características desta ferramenta, salientamos:
– fixador de broca SDS, que, para quem não conhece, é um sistema que permite fixar as brocas de forma automática, sem precisar de apertar;
– seletor de direção de aperto, muito útil para a utilização em modo aparafusadora ou para, por exemplo, puxar a broca que tenha ficado presa ao abrir um buraco na parede (invertendo a direção);
– iluminação LED, que é acionada ao premir ligeiramente o gatilho;
– comutador para furar com e sem percussão.

Depois de muitos buracos feitos em todo o tipo de paredes, ao longo destes 2 meses de utilização, temos já uma percepção de quais são os pontos positivos e os menos positivos deste equipamento.

Pontos a Melhorar
Não há muitos, mas ainda assim conseguimos encontrar 2 pontos a melhorar. Um deles é o sistema de encaixe SDS, que por vezes custa a fixar a broca. Com a prática lá descobrimos que o truque é não puxar o casquilho completamente atrás, para a broca entrar e fixar.
Outro ponto, que não tem a ver com o martelo em si, é o facto de o kit vir apenas com uma bateria de 1.5 amperes, o que para uma ferramenta deste tipo, “pedia” a bateria de 3 amperes.

Pontos Positivos
Em relação aos pontos positivos, destacamos a robustez. Não sendo material profissional, tem um aspecto bastante sólido, que se sente na sua utilização. Apesar disso, não é muito pesado (cerca de 4kg). A potência do berbequim, apesar de não ser imensa (1.2J), é suficiente para perfurar uma parede de betão de 15cm (como já comprovámos).
Outra característica que nos agrada bastante é o facto de ser muito versátil, tanto dá para fazer um exigente furo numa parede de betão, como logo a seguir podemos apertar um parafuso ou fazer um furo na madeira, trocando rapidamente de acessório.
Um dos pontos que mais nos agrada é o facto de não estarmos dependentes de fichas eléctricas e cabos pelo chão, pelo facto de funcionar sem fios, se bem que no início estávamos um pouco receosos que a bateria acabasse a meio de um furo, mas com o passar do tempo percebemos que, com uma carga completa, conseguimos fazer bastantes furos, sem perder potência.
Com o kit vem também uma bateria e um carregador rápido, que é mesmo rápido a carregar. A marca anuncia cerca de 30 minutos para a bateria ficar com a carga máxima, mas penso que nem chega a 20 minutos para se acender a luz verde. Baterias estas, que têm uma característica muito útil, que são as luzes indicadoras de quantidade de carga disponível. Basta carregar no botão da bateria, para se acender uma (carga reduzida), duas ou três luzes (carga máxima).
A relação qualidade/preço é, também, um ponto muito positivo, já que se consegue comprar o kit por cerca de 150€.

8.3 em 10, só podemos aprovar a aquisição!

Marcelo

SaveSave

SaveSave

Einhell TE-HD 18 Li Kit

Einhell TE-HD 18 Li Kit
83

Qualidade de construção

9/10

    Design

    9/10

      Ergonomia

      9/10

        Facilidade de utilização

        7/10

          Preço

          9/10

            Pontos positivos

            • Robustez
            • Versátil
            • Sem fios
            • Bateria
            • Relação qualidade/preço

            A melhorar

            • Sistema de encaixe SDS
            • Bateria de 1,5A ao invés de 3A
            Sem Comentários

            Publique um comentário