Workshops de Organização

Pois é, há muito tempo que recebemos mensagens com questões acerca da organização da casa e também a perguntar se não fazemos workshops de organização. Também recebemos algumas mensagens com questões relacionadas com a organização dos espaços das crianças e a pedir dicas e soluções para o roupeiro, brinquedos e espaço de estudo.
Pois unimos o Cinquenta e Dois ao nosso atelier Nósnalinha e criámos o primeiro projeto conjunto, numa simbiose perfeita – os Ateliers de Organização Pais e Filhos!
Pois então cá estão. Desta vez, em Coimbra, no Forum Coimbra – um espaço lindo, muito bem organizado e super fashion!

E para um espaço lindo… criámos um ambiente lindo! (e super fácil de construir e replicar em vossas casas 😉 )

 

 

Da organização das tarefas em casa à organização dos brinquedos, das roupas e da mesa de estudo, tanto há a dizer!… e tínhamos mesmo que abraçar temas diversos num pequeno espaço. Por isso, criámos um armário/roupeiro/mesa de trabalho onde fosse possível exemplificar variadas soluções para diferentes tipos de problemas.
Com estantes Ikea – bonitas, leves, baratas e com a altura perfeita para os nossos pequenos – recriámos um ambiente de quarto provando que, em poucos metros, é possível organizar brinquedos, roupas e uma bancada de trabalho.

 

 

 

Personalizámos, decorámos e etiquetámos gavetas e caixas de arrumação, cobrimos parte dos móveis com contraplacado, acrescentámos um “telhado” e aqui está uma solução diferente, que pode ser ajustada a qualquer quarto pequeno (ou grande, com mais estantes destas).
Como já referi no artigo “Como organizar a mesa de estudo”, uma coisa é certa: os nossos filhos conseguirão ser os “organizados” que ansiamos se lhes dermos as ferramentas de que necessitam para se organizar: armários com prateleiras à sua altura, caixas e gavetas identificadas e espaços distintos para as diversas tarefas (vestir, brincar, estudar,…).

 

 

Nas gavetas, colámos vinil preto recortado e, em vez dos habituais puxadores, colocámos pompons (de retrosaria) presos com arame.
Para separar os brinquedos, colocámos caixas (também Ikea), decoradas com caneta Posca branca e identificadas com etiquetas, que plastificámos, furámos e cosemos ao forro da caixa (pega de tecido).

 

Mas será possível que as crianças se interessem por manter um espaço arrumado?

Ora aqui está uma pergunta que muitos de nós, crescidos, tantas e tantas vezes fazemos. A resposta é clara: não só é possível como também é possível ensiná-las a ser organizadas. É sabido que as crianças fazem o que vêem, logo serão organizadas se os pais forem organizados.

Mas será que nós, adultos, sabemos ser organizados? Será que somos um bom exemplo para os nossos filhos? Como poderemos ajudá-los a adquirir mais esta competência, tão importante para virem a ser adultos mais bem sucedidos?

Vamos responder a todas estas questões no Forum Coimbra, durante todos os fins-de-semana entre 16 de setembro e 5 de novembro. “As minhas tarefas”, “A minha mesa de trabalho”, “Organizo os meus trabalhos” ou “Organizo a minha roupa” são apenas alguns dos assuntos abordados, um por fim-de-semana, em que pais e filhos aprenderão, em conjunto, algumas soluções de organização de uma forma descontraída e divertida. Para tal, contam com a presença de duas animadoras muito versadas nestes assuntos, não fossem elas mães, uma psicóloga e, a outra, uma estudiosa desta temática, duas grandes seguidoras do blog, duas colaboradoras do atelier e duas amigas.

 

 

Fica aqui o convite: Pais e filhos, avós e netos, tios e sobrinhos, responsáveis pela formação de uma ou mais crianças, o Forum Coimbra aguarda a vossa presença nestes workshops. Serão cerca de trinta minutos garantidamente muito produtivos, interessantes e divertidos.
Dois fins-de-semana já lá vão. Não percam os próximos!

 

 

Espero que este artigo vos tenha deixado com muitas ideias! E se morarem na zona, apareçam com as crianças.

Bom fim-de-semana!

Carlota

6 Comentários
  • Ana Albuquerque
    Publicado às 07:05h, 01 Outubro Responder

    Que ideia sublime!!!! Há inscrições ?! Pagamento associado?! Como saber as datas?!
    Obrigada!

    • Carlota
      Publicado às 08:09h, 02 Outubro Responder

      Ana, não há inscrições e é gratuito. Basta aparecer com as crianças! Todos os fins-de-semana até 5 de novembro. No facebook do Forum Coimbra vão dando as informações.

  • Rita Gonçalves
    Publicado às 16:32h, 30 Setembro Responder

    Tudo o que vocês tocam brilha. Parabéns!!!

    • Carlota
      Publicado às 22:04h, 30 Setembro Responder

      Sei que sabes bem o significado dessa frase e que aplicas todos os dias! Sou testemunha disso!

  • Emilia Nazareth
    Publicado às 17:40h, 29 Setembro Responder

    ..E o resultado final ficou espetacular! Parabéns! Venham workshops para crescidos!

    • Carlota
      Publicado às 21:14h, 29 Setembro Responder

      Já estão na forja!

Publique um comentário