A melhor forma de organizar os copos na prateleira

Quem já sentia falta de uma boa dica de organização? Eu. 😀
Nos últimos dias tenho estado a preparar o workshop “Organizar a Casa para Organizar a Vida”, que vai acontecer em Lisboa, na Red Apple, no próximo dia 4 de março, e, com medo de esquecer de algo que pode ser importante – algo que já assimilei na minha vida e que já faz parte das nossas rotinas – fui buscar o meu caderno de apontamentos do curso que fiz com a Priscila Sabóia (sim, que aqui a vossa amiga tem diploma de Personal Organizer!). E ainda bem que o fiz pois, na realidade, há pequenos hábitos de organização que adquirimos nesta casa, que vejo agora como foram importantes… e como pareciam ser tão estupidamente insignificantes. É o caso da arrumação dos copos. Como é que eu andei anos – ANOS! – a remexer os copos todos sempre que queria um certo e determinado copo específico que ficava no fundo do armário. Como? – pergunto-me eu agora!

Passo a explicar:

Cá em casa cada um de nós tem a sua panca: “Papá Urso”, “Mamã Urso” e “Ursinho”. O Papá Urso gosta de beber em copos grandes e pesados, já a Mamã Urso, como bebe pouca água (feia!), gosta de copos pequeninos e a Ursinho gosta de copos médios. Na prateleira arrumavam-se todos juntos, como uma bela família, mas de qualquer maneira. Sempre que um de nós queria beber um copo de água, tinha que afastar todos os copos que não interessavam até chegar ao seu favorito. Quando não acontecia tentar chegar ao copo lá de trás sem afastar os outros, e tentar tirá-lo por cima, mandando um da frente ao chão.
E o stress que era tentar tirar um flute de cristal hiper-frágil de trás de uma série de outros copos do “serviço da mãe”? “Deixa, deixa, deixa, Cá, a mãe faz isso!” E toca a tirar um copo, dois, copos, três copos, chega para esquerda, trás aquele para a direita, abre caminho… para chegar ao lá do fundo. “Got it!”

Tooooontooo!!!! Anos nisto!

Até que uma solução tão simples como esta: colocar os copos de cada tipo á frente uns dos outros numa linha, resolveu este problema. Básicoooo!

Ó pá, a sério… aprendi isto num curso… 😀

A imagem abaixo mostra a diferença entre uma prateleira desorganizada e uma organizada:

Adotei a técnica, mesmo sem grandes expetativas, só porque a trazia do curso. E cá em casa, nos primeiros tempos, ninguém quis saber e arrumavam os copos de qualquer maneira… até à revelia, naquela “Lá está esta! Agora tem a mania das arrumações! Lá porque tirou um curso… Mas eu cá não, que até nem me cai bem ser tão organizadinho/a…”
O que é facto é que, agora, encontro os copos muito mais vezes assim arrumados. Parece que já todos percebemos as vantagens deste esquema. Nunca mais houve desastres e cada um usa o copo que quer, sem grandes trabalhos. E quando vem alguém de fora já nem me importo de dizer: “Olha, tira aí um flute do armário!”

Posto isto, digam-me se eu era a única que nunca tinha pensado nesta forma de organizar os copos. Digam-me que esta dica vos salvou um serviço!
E como esta, muitas mais tenho na manga para partilhar no curso.
Tenho a certeza que vai ser, no mínimo, giro, e que vai ser um domingo bem passado. Não querem vir? Adorava ver-vos lá! Pensem nisso e inscrevam-se aqui (enquanto há vagas).

 

Beijos e abraços!
Carlota

4 Comentários
  • Maria Fátima Carvalho
    Publicado às 21:08h, 02 Março Responder

    Estas belas ideias são sempre bem vindas. obrigada pela dica. beijinhos

  • Filipa Silva
    Publicado às 14:43h, 01 Março Responder

    Boa tarde!

    Descobri o vosso blog à cerca de quinze dias, e como o achei tão interessante, fui ver desde o inicio. Adoro o vosso blog, continuem assim.
    É muito interessante. Continuem a partilhar.

    Obrigado

    • Carlota
      Publicado às 15:21h, 01 Março Responder

      Que maravilha, Filipa! Que bom! Vamos falando. 😉

  • Cláudia Nazareth
    Publicado às 23:11h, 22 Fevereiro Responder

    Tivesse eu estudos… e tinha uma casa impecável!!!!
    Desta vez não deu para ir ao curso… Numa próxima não escapa!!!

Publique um comentário