Iluminação artificial na casa de banho

Durante anos habituámo-nos a ver na nossa casa de banho uma lâmpada (feia) pendurada pelo fio (feio), com uma velha (e feia) caixa de junção junto ao teto (e cheia de pó, pois não me atrevia a limpá-la). Até ao dia em que comprámos uma suspensão que, ainda que igualmente minimalista, fica muito mais bonita!…

A iluminação é tudo num espaço. A luz define o ambiente e a decoração de qualquer divisão da casa! Uma boa decoração com uma má iluminação, natural ou artificial, de nada vale.
E na casa de banho a iluminação deve servir duas situações: branca e brilhante para barbear e maquilhar, e mais amarela e quente para um momento relaxante. Por isso, na altura de decorar devemos contemplar as duas situações e variar entre a iluminação de espelhos, armários, paredes e teto. Se a casa de banho for grande o suficiente, podemos até pensar em tratar as diferentes áreas com tipos de iluminação e lâmpadas adaptadas a cada situação:

  • Por cima do espelho ou de ambos os lados, apliques ou focos apontados de maneira a que não provoquem sombras no rosto;
  • Por cima da banheira ou na zona do chuveiro pode colocar-se focos encastrados no teto;
  • Interruptores com regulação da intensidade de luz permitem-nos definir o ambiente pretendido; ♥
  • Um candeeiro de parede confere conforto ao espaço e ajuda a ampliá-lo.

Existem ainda, no mercado, lâmpadas de casa de banho seguras, seladas e apropriadas para ambientes húmidos. As lâmpadas Philips, por exemplo, têm uma classificação IP23, IP44 ou IP65 consoante a sua adequação a cada área (seca, húmida, muito húmida).

Se estão numa de decorar ou remodelar a vossa casa de banho, não descurem este pequeno grande pormenor, que é a iluminação. Há que estudar o(s) ambiente(s) que se pretende, procurar a luz certa e investir em equipamento que combine a luz que pretendemos com o design que serve a decoração (minimalista, clássico, industrial,…). Não há desculpas para manter a velha lampadazinha pendurada pelo cabo com a caixa de junção a ver-se… please… não seja pelo dinheiro, pois há soluções tão baratas e fáceis de instalar. Há cabos bonitos e lâmpadas bem giras, também! A nossa solução é das mais básicas. Ainda se lembram como eu a instalei? Eu mesma! Euzinha!

-> Como instalar um candeeiro de teto <-

Carlota

Sem Comentários

Publique um comentário