Dica: X-ato

O resto desta semana vai ser dedicado ao x-ato, uma ferramenta que consideramos imprescindível em todas as casas (e que já colocámos na nossa galeria de favoritos).
Por aqui, temos mais de uma dezena deles! Fomos comprando ao longo dos tempos e, mesmo assim, quando precisamos de um… nunca aparece! É por isso que, agora, temos a gaveta dos x-atos. Aliás, arranjámos duas: uma, na oficina (dos trabalhos maiores e que fazem mais sujidade) e outra, no estúdio (dos trabalhos limpos). Na oficina estão os x-atos de guerra, que usamos para cortar e desbastar as coisas mais incríveis, como massas e madeira, e no estúdio estão os x-atos que usamos para papel, cartão, plástico e os de precisão.

Como não cortamos apenas papel, o desgaste das lâminas é muito grande e estamos sempre a deitar para o lixo e a comprar novas. Entretanto, descobrimos uma forma de poupar nas lâminas dos x-atos: basta ir limando (apenas o pedaço em uso) numa qualquer lima de unhas ou lixa suave e temos lâmina para mais uma centena de cortes!

 

xato_2

 

Mas, atenção, não vamos limar com o x-ato na vertical, como se estivéssemos a cortar papel! Assim, cortaremos a lima e os dedos! Limamos com o x-ato deitado, mais ou menos a 30º, esfregando-o a na lima para trás e para a frente, frente e verso. Dá para perceber a ideia?

Carlota

 

Sem Comentários

Publique um comentário