Como arrumar os panos de cozinha

Como arrumar os panos de cozinha

Agora que já começamos a ter todas as toalhas de mesa e panos da loiça lavados, secos e passados, está na hora de os arrumar nas gavetas. E como?

Comecei pelos panos de loiça.
Não existe a maneira certa ou uma só técnica para os dobrar. Existem várias formas de o fazer (basta ver alguns vídeos no Youtube). O ideal é arranjar uma forma que nos permita arrumar de modo a que consigamos vê-los todos. Neste caso, fazer pilha não funciona.
Eu experimentei várias formas de dobrar, até perceber qual era a ideal para o local onde os ia colocar, uma gaveta bem estreita, ótima para isto, por sinal. Experimentei tudo – dobrado em quatro, em envelope, em rolinho,…
Cheguei à conclusão que os nossos terão que ficar apenas dobrados (nada de rolinhos, que ocupam muito espaço, nem envelope, que ficam muito largos). A gaveta é estreita e baixinha, por isso optei por outra solução.
Apesar de os dobrar todos da mesma maneira, estavam a ficar todos desiguais, uns mais estreitos e outros mais largos, pois têm medidas bem diferentes (uns são quadrados, outros retangulares). Resolvi, então, fazer um gabarito, ou seja, um modelo com a medida da largura com que pretendia que ficassem.

Tudo isto pode parecer mariquice, frescura ou até mesmo demasiado trabalhoso mas, acreditem, é mais simples do que parece, e torna-se corriqueiro depois de rotineiro!

Aqui vai como fiz:

Primeiro, há que perceber qual é a largura que queremos no final do pano dobrado. No meu caso, era a largura da gaveta. Medi-a. Cortei o gabarito com a largura pretendida e cantos redondos (o comprimento é um pouco indiferente, desde que seja comprido o suficiente para abranger uma boa área dos panos).
Podem fazê-lo em cartão (aproveitando uma caixa de cereais) ou pvc (aproveitando uma pasta ou um individual de plástico).

panos_3

 

Coloquei o gabarito no centro do pano (verso do pano voltado para cima).
(pano amarrotado… mas este sofreu muitas experiências de dobra antes de chegar aqui 😀 )
panos_4

 

Dobrei o pano para cima do gabarito. Um lado…

panos_5

 

… e, depois, o outro.

panos_6

 

Retirei o gabarito puxando-o, sem desdobrar o pano (daí os cantos redondos, tornam esta tarefa mais simples).

panos_7

 

Dobrei mais duas partes até ao meio. Primeiro, um lado…

panos_8

 

… depois, o outro.

panos_9

 

E dobrei o pano ao meio (as outras dobras ficaram para dentro).

panos_10

 

Dobrei novamente ao meio. A dobra fica consistente e o pano pode ser guardado de pé, que se mantém.

panos_11

 

Na gaveta, ficam assim:

panos_2

 

Adoro!
Amanhã é dia das toalhas e guardanapos.
Até lá!

Carlota

 

Leave a reply