Preparar o Natal ♦ toalhas de mesa

Inspiradíssima pelo curso do fim-de-semana, resolvi dar uma volta aos panos de cozinha e toalhas de mesa, no sentido de os reorganizar nas gavetas. Desisti ao fim de poucos minutos… individuais com nódoas, toalhas de mesa idem, pegas queimadas, panos de cozinha a precisar de substituição… ups…

Fui dar uma espreitadela às toalhas de mesa grandes, às que vamos querer utilizar no Natal e respetivos guardanapos  (porque vamos ter uma grande família cá em casa, este ano), para chegar à conclusão que está na hora de lavar e passar toda esta roupa, antes de qualquer organização.

 

toalhas_mesa
Estamos praticamente a um mês do Natal. Vamos fazer as coisas com calma, enquanto ainda é possível?
Acompanhem-nos.
Aqui ficam as primeiras fases, que concluí em apenas 30 minutos, depois do jantar.

Primeira fase – reunir toda a “roupa de cozinha” (panos, toalhas, individuais, guardanapos, aventais,…), mantendo as pilhas por categorias;

Segunda fase – separar:

para arrumar – roupa em estado impecável

para tratamento – roupa para lavar, cozer, passar

para reciclar – panos que podem passar para a secção de limpeza (chão, móveis, vidros,… no nosso caso, atelier e oficina)

para doar – estão bons, mas temos demais ou não encaixam na nossa visão de decoração (queremos gavetas bonitas porque “os olhos também comem”, ou seja, porque nos sentimos felizes quando as abrimos)

para deitar fora – rasgados, sem hipótese de qualquer tratamento anti-nódoas,…

 

Neste momento, há roupa em fila de espera para a máquina e roupa enfiada em bacias com tira-nódoas. Como odeio esfregar roupa, fico com as mãos em ferida em poucos segundos, uso bons tira-nódoas.

Os nossos tira-nódoas preferidos:
• Gama Amway Home* – SA8 Spray de pré-lavagem + SA8 Branqueador (para todos os tecidos, mesmo com cor);
• Fairy limão, para nódoas de gordura.

Vamos experimentar:
• um copo de bicarbonato de sódio e uma boa mão cheia de sal, para aquelas nódoas amarelas que aparecem nas toalhas arrumadas há algum tempo.

E agora, outras dicas:
• Não secar a roupa ao sol, o sol torna-a amarelada;
• Não lavar em água muito quente, pois as nódoas “cozem” e nunca mais saem;
• Pela mesma razão, não passar nódoas com o ferro;

O fim-de-semana será dedicado à arrumação. Preparem tudo até lá, que nessa altura partilharemos algumas dicas de arrumação 😉

Carlota

 

* Em relação a esta marca, estou rendida! Uma pulverização do Aerossol de pré-lavagem remove muitas das nódoas eficazmente, sem esfregar ou demolhar. Já o branqueador de oxigénio activo remove as manchas a qualquer temperatura sem o cheiro agressivo das lixívias convencionais. Estes produtos são de origem natural, gentis para o ambiente, concentrados, biodegradáveis e testados dermatologicamente.

 

Sem Comentários

Publique um comentário